Tarô

Tarô


A palavra tarô na língua portuguesa (ou em outras línguas: tarô, tarock, tarok, tarocco, tarocchi etc) não possui uma tradução específica, ninguém sabe ao certo sua real etimologia; contudo, podemos entender que a função de seus jogos e estudos seja revelar “um novo caminho ou postura perante os objetivos”.

O tarô é considerado um alfabeto simbólico composto por imagens arquetípicas as quais estão baseadas na vida humana em seu complexo sentido de começo-meio-fim. O tarô também pode ser considerado como um diagrama da vida, uma mensagem do inconsciente ou até a ponte entre o plano terrestre e o espiritual.

Assim, neste contexto, o tarô serve tanto para uma orientação psicológica ou terapêutica quanto para a adivinhação ou predição do futuro; também, para muitos, é considerado o melhor veículo para o autoconhecimento.
O tarô tradicional possui 78 cartas ou lâminas, cada qual é denominada de arcano, palavra que significa “mistérios ou segredos a serem desvendados” e foi incorporada pelos ocultistas ou cartomantes do século XIX que até então se chamava trunfos.

Atualmente, tanto os estudiosos quanto as modernas editoras tentam desmembrar o que é Tarô e que tipos existem.

Por exemplo, as cartas ciganas, as cartas xamânicas, as cartas dos anjos etc – todas possuem um espetacular valor e, no entanto, suas imagens arquetípicas estão baseadas noutra codificação espiritual.
Share by: